sexta-feira, 18 de outubro de 2013

JOVENS SE PREPARAM PARA O MAIOR DESAFIO ESCOTEIRO DO PLANETA

Entre os dias 19 e 20 de outubro, crianças, adolescentes e jovens de todo o mundo terão a oportunidade de participar do maior desafio online promovido pela ONG Escoteiros do Brasil, em parceria com a Organização Mundial do Movimento Escoteiro. A expectativa é que pelo menos 30 mil pessoas de todos os estados do Brasil e também do restante do mundo participem dessa grande mobilização intitulada como Scout Joti Challenge (SJC). 
Baseado no conceito de “pensar global e agir local”, os desafios propostos são executados durante 48 horas ininterruptas pelos participantes reunidos em pequenos grupos, que esperam a liberação de cada um dos 24 desafios, hora após hora. Esses desafios desencadeiam uma série de ações ligadas a temas como meio ambiente e sustentabilidade, cultura, educação, esporte e lazer, que por sua vez resultam em uma intensa produção de conteúdos audiovisuais.
Cada grupo cria uma página no Facebook e informa ao sistema do Scout Joti Challenge o link da resolução de cada um dos desafios. Esse conteúdo é então avaliado e pontuado por uma equipe especializada de voluntários, e ao final da gincana os grupos recebem pontuações que variam entre bronze, prata, ouro e diamante. Esse grande jogo foi totalmente idealizado por brasileiros e desde 2011 rompeu as barreiras do país para cair no gosto dos gringos.
A grande novidade deste ano é que o desafio não será fechado somente para os escoteiros: qualquer pessoa poderá se juntar a uma base escoteira e enfrentar os desafios propostos pelo SJC. Para mais informações sobre essa gincana mundial acesse e curta a página do Facebook www.fb.com/ScoutJotiChallengeLá, já estão disponíveis quatro pré-tarefas para os participantes começarem a entrar no clima do desafio.
O engenheiro e coordenador da atividade Rafael Froes ressalta que uma das grandes vantagens desse jogo é que todos podem ganhar. “O verdadeiro desafio é do grupo contra ele mesmo, ao tentar conseguir a nota mínima para a conquista do diamante, obtido ao atingir 80% dos pontos referentes aos desafios”. Froes também ressalta que, devido ao grande alcance do Scout Joti Challenge, grupos de todo o Brasil e do mundo inteiro conseguem interagir e com isso fazer novas amizades com pessoas de longe. 

A ONG Escoteiros do Brasil é parte da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, o maior movimento de jovens do mundo que reúne mais de 30 milhões de membros ao redor do planeta. Destes, cerca de 100 mil são brasileiros que estão espalhados em todos os estados do país, divididos em mais de 1.100 grupos. Para conhecer mais sobre a instituição acesse www.escoteiros.org.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Louco pra acampar? Mochila escoteira sem segredos:
SCOUTAHOLIC

Escoteiro compulsivo, ou SCOUTAHOLIC é aquele viciado em escotismo, que vive ou pensa “naquilo” 24 horas por dia. Diferentemente dos viciados em trabalho e álcool, de onde originou o termo, o scoutaholic não “desliga” do escotismo, necessita da convivência ou de aparatos escoteiros para ser (ainda) mais feliz.
Do resultado da influência de um SCOUTAHOLIC pode-se perceber que assuntos giram em torno do escotismo, e, desta forma, tentam levar os amigos, família e até o cachorro em atividades escoteiras ou ainda, e o que é o melhor, tenta fazer com que todos façam parte da grande fraternidade escoteira. Resta claro que seus melhores amigos agora ocupam lugar na sua patrulha ou tropa escoteira, o que antes dava-se na escola ou torcida do time.
Pessoas com este estilo de vida passam a ter uma melhor qualidade de vida. São mais felizes, pois agregam no seu dia-a-dia os preceitos e condutas da doutrina escoteira, melhorando sua auto-estima; têm surtos de bom humor e camaradagem, atitudes altruístas, necessidade de experimentar certas doses de adrenalina e contato com a natureza nos finais de semana e feriados, não sofrendo com males modernos como depressão, dentre tantos outros efeitos nocivos da modernidade.
Uma das mais severas alterações no seu comportamento pode influenciar o desenvolvimento do caráter e seu auto-desenvolvimento social, dentre outros, bem como não têm problema em comer arroz feito na caixa de leite, ou coisas do gênero, ao qual dão o estranho nome de “comida mateira”.
Com o advento das redes sociais, procuram aliados munidos não apenas de bandeirola ou canivete, mais também de laptops, tablets, smartphones e outros apetrechos tecnológicos para também trocar experiências escoteiras onde quer que vão.
Alguns sofrem com falta de concentração no trabalho ou escola. Resistem em descansar nos fins de semana e temem perder uma atividade “regional” e assim interagir com outros da mesma espécie, bem como acreditam que o rendimento da patrulha ou grupo não seja tão satisfatório na sua ausência. Sempre alertas, às vezes passam a semana procurando novidades, sejam canções, jogos ou treinando nós, para surpreender seus pares na busca de fazer sempre o melhor possível.
A boa ação diária está sempre presente na vida do SCOUTAHOLIC: espécie de ”bônus” pelo acesso diário e ininterrupto aos aplicativos modernos.

Já que ser escoteiro é preciso, sou SCOUTAHOLIC.